Abriu seu negócio e não sabe se é melhor locar ou comprar um imóvel?




Um negócio próprio exige responsabilidades e desafios para os empreendedores, existem preocupações sobre o mercado atual, funcionários, concorrência, estratégias de venda e a qualidade dos produtos e serviços. O planejamento e a estruturação da empresa englobam também a sua localização, e nesse momento surgem dúvidas a respeito de qual imóvel melhor atende as necessidades, se é melhor alugar ou comprar o espaço.

 

São tantas questões que devem ser levadas em consideração que podem confundir até mesmo investidores com experiência. E para te auxiliar a ter o novo endereço da sua empresa, separamos algumas dicas que podem te ajudar.

 

É melhor comprar ou locar um imóvel? 

Essa é uma das primeiras questões que são levantadas quando falamos sobre um imóvel comercial, em contrapartida é necessário avaliar se a sua empresa está no momento de uma mudança e se ela está madura o suficiente para adquirir um imóvel.

 

Leve em consideração alguns pontos cruciais para essa tomada de decisão:

o   A empresa está estável financeiramente o suficiente para esse novo passo?

o   Como anda o crescimento da sua empresa?

o   Já conhece qual a região melhor te atende?

 

 

Capacidade e ou estabilidade financeira

A sua capacidade ou estabilidade financeira da empresa reflete diretamente no seu caixa e a disponibilidade para investir na locação do espaço, sem comprometer o orçamento mensal. No caso da compra de um imóvel, é preciso avaliar se ela já está em um grau de maturidade suficiente para andar com as próprias pernas e um fundo de reserva para aplicar o investimento com o propósito de ampliar o patrimônio da empresa.

 

Crescimento da empresa

Com base na evolução anual da sua empresa, você terá uma projeção do crescimento financeiro e do crescimento de colaboradores. A partir de então você entenderá se o espaço que você busca é viável ou não, principalmente no caso de uma futura venda, afinal dentro de um ano o seu espaço pode ter ficar pequeno para a quantidade de pessoas ou grande demais.

 

Melhor localização

A localização da sua empresa é algo que vai muito além do que imaginamos, pois ela é diretamente ligada ao perfil do cliente e ao perfil da sua empresa. Então identifique o seu público e onde ele está.

Seja um imóvel de grande porte, uma sala comercial ou até mesmo uma loja de shopping, é importante que você visite o imóvel em diferentes horários, para que compreenda como ele estará nesses horários e possíveis modificações que possam ser feitas para que a empresa tenha o destaque que ela tanto merece.

 

No caso da locação, existe a possibilidade da troca do bem locado no caso de um crescimento exponencial. Outro ponto importante é a variação de preços e a possibilidade de entregar o imóvel caso seu crescimento mude.

 

Outro diferencial da locação que você encontra, especialmente aqui na Luka, é a locação sob medida, ou seja, você terá o imóvel construído pensado especialmente para a sua empresa que atenda com excelência a sua necessidade, indo desde a localização até a disposição dos ambientes. Como exemplo temos o Espaço São Paulo, que antigamente era um imóvel residencial, foi demolido e hoje é um complexo comercial de sucesso.

 

E aí, vai alugar ou comprar? Independentemente da sua análise, estamos aqui para te dar toda a consultoria necessária na hora de fechar o negócio.