O Espaço Gourmet: mais do que um ambiente, o coração da casa



Ele é um dos fatores decisórios na decisão de compra de um imóvel, afinal é o espaço destinado a criação de momentos únicos

O espaço gourmet vem sendo cada vez mais desejado e muitas vezes é um fator decisório na hora da escolha de um imóvel. Esse espaço, destinado a receber a família e os amigos em casa, merece um carinho especial, afinal muitas vezes ele se torna o coração da casa por causa do clima de confraternização que o ambiente oferece.

A constante procura por imóveis que contenham esses espaços fez com que eles se sofisticassem e elevassem seu valor, independente se o ambiente for mais simples ou extremamente luxuoso.

Mas afinal o que é o espaço gourmet?

O espaço gourmet se caracteriza por unificar a cozinha, sala de jantar e estar, mas com uma atmosfera voltada à gastronomia e lazer, com todos os móveis e eletrodomésticos que interagem com a proposta.

Em grande parte dos projetos, ele necessita de uma bancada para o preparo dos alimentos, a churrasqueira e um fogão e/ou cooktop. Além da área destinada ao preparo dos alimentos é importante pensarmos no lazer, onde normalmente é acrescentado banquetas, mesa de refeição e um som ambiente para completar.

Espaço gourmet privativo x espaço gourmet do condomínio

A proposta entre eles é a mesma, entretanto oferece vantagens diferentes para os moradores.

 Para quem procura ter um espaço gourmet privativo, além de aumentar o valor do seu imóvel exponencialmente, também garante que a decoração e o estilo sigam o restante do imóvel. Além de propor mais privacidade para você e seus convidados.

 Em contrapartida, o espaço gourmet do condomínio ou compartilhado costuma ser maior do que os privativos, possui mais equipamentos e utensílios e precisa ser agendado previamente com o síndico. Normalmente envolve algum custo extra como taxa de limpeza e afins.

 Vantagens do espaço gourmet

Independente se ele seja privativo ou compartilhado, o importante é extrair o melhor desse ambiente assim como os demais, mas com um pouco mais de lazer.

 Maior conforto para receber convidados: Ele cria toda uma atmosfera única de confraternização. Ele também é responsável em reunir tudo o que você precisa em um único ambiente.

 Lazer para diferentes idades: Por se tratar de um ambiente projetado e com espaço suficiente para interação, ele proporciona bons momentos desde quem está cuidando dos alimentos até as crianças que podem brincar e interagir com outras crianças.

 Dicas para não errar na hora de montar o seu espaço gourmet

Agora que você já entendeu a importância e os diferenciais que esse ambiente pode trazer para a sua casa, é importante colocar em prática! Não se preocupe em ter que montar um ambiente extremamente luxuoso ou enorme, confira essas dicas:

 Foco no conforto

O conforto nesse tipo de ambiente deve ser a prioridade, não adianta criar um espaço gourmet lindo se não for confortável.

 Lembre-se que o espaço gourmet é voltado à alimentação

Procure preparar o ambiente com equipamentos que sejam voltados à alimentação que possam te auxiliar da melhor forma com o manuseio dos alimentos de forma pratica e funcional.

 Coloque sua identidade

Não há regras para a criação desse ambiente, é normal encontrarmos espaços gourmets com a decoração mais rustica, todavia não é uma regra nem algo que tenha que ser seguido sempre, você pode e deve colocar a sua personalidade no ambiente.

 Utilize o espaço disponível

Você pode aproveitar os espaços disponíveis na sua casa ou apartamento para criar esse ambiente, seja uma sacada, uma área que estava sem uso ou até mesmo adaptar a garagem para montar o seu espaço gourmet.